Mantis Bug Tracking

Logo do mantisUma das principais ferramentas que o testador deve ter conhecimento é a ferramenta de bug tracking. Este tipo de ferramenta tem como principal característica o gerenciamento dos defeitos (bugs) de um projeto. A quem use-a não só para este fim, mas com certeza este é o seu foco e é por isso que ela é conhecida.

Por que usar?

Usar uma ferramenta de bug tracking trará um grande ganho de produtividade para a equipe de desenvolvimento, pois os principais benefícios são:

  • Visão geral da quantidade de feitos apresentados por um produto de software
  • Centralizador de informações a respeito dos defeitos ocorridos e das medidas usadas para resolver os problemas
  • Histórico da evolução da qualidade dor produto desenvolvido
  • Comunicador de ocorrências, através do envio de e-mails

Estas são algumas informações básicas sobre os benefícios trazidos para quem usa uma ferramenta. Você mesmo deve estar pensando agora em vários outros benefícios e quem sabe até em limitações. Fique a vontade para comentar.

Características Gerais

O Mantis é um sistema de código aberto, sob a licença GNU General Public License (GPL), que foi desenvolvido na linguagem de programação PHP e utiliza o banco de dados MySQL ou PostgreSQL para armazenar as informações. Por ser um sistema WEB, ele roda em um servidor de aplicação e é acessado através de um navegador.

No momento da instalação você certamente irá querer facilidades, para que você consiga executar a ferramenta o mais rápido possível e comece a mostrar os resultados para a sua equipe. Pois bem, uma das maiores recomendações é usar o WAMP (Windows, Apache, MySQL e PHP) ou LAMP ( Linux, Apache, MySQL e PHP).

Customização

Este com certeza é um bom motivo pelo qual um gerente de projetos pode escolher esta ferramenta. A sua licença e o código aberto permitem que você realize customizações para diversos fins. Acredito que alguns deles sejam a produtividade, a comunicação e a extração de informações diferenciadas. Posso citar como exemplo, o desenvolvimento de plugins que:

  • Simulam online o task board do scrum
  • Se integram ao Twitter ou outros sistemas de comunicação interna
  • Exportam relatórios para pdf, xls e outros formatos
  • Alteram o layout e as cores da aplicação

Leia mais sobre os assunto

Um bom lugar para começar é através da página principal da ferramenta. Nela você encontrará as informações necessárias e demonstrações de uso. Além disso, este site também mostra um panorama geral da ferramenta e estes aqui:

  1. Plugins para o Mantis – Parte 1
  2. Instalar o bug tracker Mantis

mostram como instalar. Pronto, agora é mãos à obra.

Deixe um comentário