Instalação do Ruby no Windows

Ruby é uma linguagem fácil de aprender. As tarefas diárias são simples de codificar, manter e incrementar. Quando você se depara com problemas aparentemente difíceis, acaba por resolvê-las de forma muito mais simples do que você imaginava. Ruby segue o princípio da menor surpresa – as coisas funcionam da forma como você espera, com poucas exceções. Isso realmente faz a diferença quando está programando. (The Pragmatic Programmer’s Guide)

Para que você consiga desenvolver utilizando a linguagem de programação Ruby, é necessária a instalação dos componentes básicos para que a linguagem seja entendida pelo seu computador. Neste caso, o interpretador e o gerenciador de pacotes são suficientes.

Instalando o Interpretador

Estou considerando que você não tenha nenhuma versão do Ruby instalada no seu computador. Caso tenha, é importante você observar a versão atualmente instalada (digite o comando: ruby -v no prompt de comando). Quando escrevi este post, a mais nova versão do Ruby era a 1.9.2 (recomendo). Se você tiver problemas ao instalar ou executar seus programas, você pode desinstalar a versão anterior ou usar o Pik para gerenciar as versões do Ruby já instaladas. Agora, vamos à parte mais interessante, acesse o site, baixe e instale o interpretador do Ruby (Windows installer) observando as versões recomendadas.

Instalando o Gerenciador de Pacotes (Gem)

Em seguida baixe a mais nova versão do RubyGems. Após fazer o download do RubyGems, você deverá descompactar em qualquer pasta do seu computador. Abra o prompt de comando, navegue até a pasta onde o RubyGems foi descompactado e instale com o comando:  ruby setup.rb

  • Fiz o download do arquivo rubygems-1.8.5 na pasta C:\Downloads
  • Descompactei
  • Entrei no prompt de comando e naveguei até a pasta: C:\Downloads\rubygems-2.8.5 como na imagem

Agora é só aguardar o final da instalação e você já terá o Ruby e o RubyGems instalado e pronto pra usar. Se quiser conferir qual a versão instalada atualmente é só digitar ruby –v ou gem –v no prompt de comando. Agora você tem comandos para executar seus programas em Ruby e instalar novas bibliotecas usando o gerenciador de pacotes (gem). Se quiser fazer um teste agora:

  • Abra o bloco de notas
  • escreva: puts “Hello world Ruby!”
  • Salve no C:\ com o nome: programa.rb
  • Vá para o prompt de comando
  • Digite ruby C:\programa.rb
  • Será exibido: Hello world Ruby!

Pronto, você já escreveu e executou seu primeiro programa em Ruby.

Anúncios

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s